quinta-feira, 31 de março de 2011

ADBRAVA realiza Assembleia Geral

A ADBRAVA realizou no passado dia 26 de MArço a Assembleia geral para apresentação do Relatório e Contas de 2010 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2011.


Com pouco mais de um ano desde o início de atendimento ao público, a ADBRAVA tornou-se rapidamente numa associação de solidariedade conhecida por toda a Região Autónoma da Madeira, tendo apoiado diversas famílias residentes no concelho da Ribeira Brava na melhoria das condições de habitabilidade das suas residências bem como, no apoio à reconstrução das habitações atingidas pela intempérie do dia 20 de Fevereiro de 2010 e que afectou várias famílias residentes no concelho da Ribeira Brava.


Todo este trabalho só tem sido possível graças ao apoio de diversas instituições públicas e privadas e ao esforço e dedicação de diversas pessoas anónimas que se têm sentido sensibilizadas em participar no projecto em causa e que muito têm colaborado para a concretização do mesmo. Não podemos deixar de destacar o apoio que nos tem sido dado pela CMRB - Câmara Municipal da Ribeira Brava - com a qual possuímos um protocolo de cooperação e que nos tem permitido obter apoio técnico, logístico e financeiro, sem o qual, seria muito difícil melhorar as condições de vida das famílias que têm sido apoiadas pela associação.


Também consideramos importante destacar a grande espírito de solidariedade nacional que se gerou após a intempérie de 20 de Fevereiro de 2010 e que permitiu angariar importantes meios financeiros indispensáveis para a recuperação das habitações afectadas.


Em relação às actividades previstas para 2011, pelo grande impacto que se prevê que venham a ter na actividade da ADBRAVA, cabe-nos aqui realçar três projectos que deverão ser concretizados ao longo deste ano:


1. Projecto “Recuperação das habitações afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010” – Este projecto deverá continuar a assumir uma importância fundamental no trabalho que a ADBRAVA deverá desenvolver durante o ano de 2011.


O temporal que afectou a Região Autónoma da Madeira, no dia 20 de Fevereiro de 2010, teve particular incidência no concelho da Ribeira Brava. Diversas famílias ficaram com danos bastante significativos nas suas habitações, existindo também situações em que se verificou a perda total das habitações.


A ADBRAVA está a dedicar a sua actividade na melhoria das condições de habitabilidade das casas que apresentam danos recuperáveis, deixando as situações de perda total da habitação para as entidades públicas regionais competentes.


2. Projecto “Tintas e Telhas” – Este projecto foi iniciado já em 2009 e deverá ser concretizado ao longo do ano de 2011. O projecto é promovido pela ADRAM - Agência de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira - e está a contar com a estreita parceria da ADBRAVA e da CMRB.


O projecto “Tintas e Telhas” tem como principal objectivo a melhoria das condições de habitabilidade e a melhoria paisagística no concelho da Ribeira Brava. Estima-se que este projecto venha a beneficiar cerca de 450 habitações em todo o concelho através da atribuição de tintas e telhas.


3. Projecto “Mobilidade e acessibilidade na Ribeira Brava” – Este projecto foi iniciado em 2010 e destina-se a prestar apoio a população idosa e as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no concelho da Ribeira brava.


Concretamente, o projecto visa complementar o acompanhamento domiciliário aos idosos e às pessoas portadoras de deficiência, através da cedência de materiais e ajudas técnicas que permitam melhorar a sua recuperação física e motora, criando melhores condições de vida a esta faixa da população.


Este projecto deverá beneficiar de financiamento comunitário, sendo a contrapartida interna garantida através do apoio financeiro concedido pela CMRB e por donativos particulares.


Para além destes três grandes projectos a ADBRAVA deverá continuar a desenvolver a sua actividade normal que consiste em apoiar as famílias mais carênciadas do concelho na nelhoria das condições de habitabilidade das suas habitações através da atribuição de materiais de construção civil encaminhando as situações de maior gravidade para instituições que possam dar uma resposta mais adequada a essas carências, designadamente a Segurança Social e o Instituto de Habitação da Madeira.


A todos, os que têm colaborado connosco e que têm permitido a concretização deste importante projecto ao nível social fica, desde já, o nosso muito obrigado.

1 comentário:

  1. Manifesto igualmente o meu agradecimento pelo trabalho de equipa. ;) Carmen Feligueira

    ResponderEliminar